Renata Campos, gerente executiva da Scania Locação: “A previsão da empresa é chegar a 300 contratos assinados ainda em 2024. Estimamos que, nos próximos cinco anos, cerca de 20% da frota brasileira seja alugada, mas acreditamos que o ideal seria uma mistura saudável entre veículos próprios e terceirizados”

Para Renata, a junção de cálculos financeiros e mudanças na cultura de embarcadores e transportadores influenciam o aumento da procura pelo aluguel

Aline Feltrin

Transporte Moderno – Quais os fatores que influenciam o aumento da procura por aluguel de caminhões no Brasil?

Renata Campos – Essa crescente demanda não se deve apenas ao aumento no preço dos caminhões Euro 6, que já foi absorvido pelo mercado, mas sim à análise financeira que os clientes realizam.

Transporte Moderno – Quais os fatores econômicos que favoreceram a Scania chegar a 100 caminhões alugados no Brasil em menos de dois anos?

Renata Campos – Considerando o atual cenário de juros elevados e restrição ao crédito, a locação se torna uma opção mais viável para muitos clientes.

Transporte Moderno – O que o cliente analisa antes de decidir alugar?

Renata Campos – Percebe que alugar permite investir seu capital em outros segmentos da sua empresa, como tecnologia, infraestrutura e equipamentos, além de proporcionar benefícios fiscais e simplificar a gestão da frota.

Transporte Moderno – Como está estruturado o serviço de aluguel da Scania? O que é oferecido junto com a locação?

Renata Campos – Com contratos que variam entre 12 e 60 meses, a locação da Scania inclui seu serviço de conectividade para monitorar o desempenho individual de cada caminhão, bem como manutenção preditiva e corretiva nas concessionárias da marca.

Transporte Moderno – Como está a demanda por aluguel de caminhões a gás?

Renata Campos – Existe um aumento na procura por caminhões a gás, especialmente por parte de empresas embarcadoras com uma visão sustentável. Essas empresas priorizam a locação de caminhões a gás, influenciando diretamente os transportadores. Além disso, o mercado está em transição energética, com uma inclinação para a locação como uma etapa inicial antes da compra definitiva.

Transporte Moderno – Quantos caminhões a gás a empresa já alugou?

Renata Campos – Dos 100 caminhões locados, 20% já são a gás. Alguns deles não entregamos ainda, mas já temos contratos assinados para serem recebidos pelos clientes em breve.

Transporte Moderno – O plano da Scania é avançar quanto ainda neste ano? Há a percepção de um mercado mais aquecido?

Renata Campos – O objetivo da Scania é crescer gradualmente no mercado de locação. Tanto com modelos a diesel como os movidos a gás. Tudo dependerá da necessidade dos clientes. De qualquer maneira, a perspectiva é chegar a 300 caminhões locados ainda em 2024. Observamos um aumento significativo na demanda e interesse dos clientes pela locação no último ano.

LEIA MAIS

Scania e Brasdiesel expõem o primeiro caminhão 100% a biodiesel na tração 6×2
Scania entrega caminhão elétrico semipesado à PepsiCo

Veja também

Por