JSL vai abastecer linhas de montagem da Stellantis em Betim (MG)

O acordo prevê a coleta de autopeças junto a fornecedores e sua entrega diretamente à produção dos veículos

A JSL acaba de fechar um acordo operacional com a Stellantis, que detém, entre outras, as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Abarth, para abastecer a linha de produção do complexo automotivo do grupo em Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. A JSL vai adotar o Milk Run, sistema que otimiza o transporte de peças, assegurando o abastecimento constante das linhas de montagem com menor custo.

A JSL adquiriu novas carretas e adaptou as carrocerias para melhor aproveitamento de carga e também criou um centro logístico de 2.100 m², em frente à unidade de Betim. “A fábrica da Stellantis de Betim é uma das maiores do segmento automotivo no Brasil, com um modelo de produção dinâmico, envolvendo uma grande variedade de modelos e alta demanda”, destaca Eduardo Pereira, diretor comercial da JSL.

Além da Stellantis, diversas montadoras possuem operações de Milk Run com a JSL: Hyundai, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Nissan, Scania, Toyota e Volkswagen. “Trata-se de um serviço complexo, altamente especializado e que necessita de inteligência embarcada para automatizar o tracking das operações, ou seja, o monitoramento de veículos por satélite, com indicações automáticas de entrada e saída de pontos logísticos e a gestão visual das rotas para auxiliar na tomada de decisão. Caso ocorra algum problema, o sistema emite um alerta”, explica o executivo da JSL.

O contrato com a unidade em Betim amplia a parceria da JSL com o Grupo Stellantis. A JSL atua desde 2017 no transporte de chapas, bobinas e contêineres do Complexo Industrial Portuário de Suape, no litoral sul de Pernambuco, para a fábrica da Jeep.

Veja também

Por