Lucimar Oliveira, CEO do Grupo Newtec: “As quadrilhas de roubo de cargas têm modus operandi cada vez mais evoluídos tecnologicamente, utilizando equipamentos ilegais que bloqueiam sinais dos rastreadores e agindo em busca das vulnerabilidades das rotas em que conseguem atuar de forma inesperada”

“O diálogo constante entre os instrutores dentro das transportadoras e os motoristas é muito importante para que a tecnologia seja bem absorvida, fazendo com que os condutores estejam engajados a aprender ‘novas formas de dirigir’ e evoluam junto com as constantes modernizações dos veículos e operações”, destaca a executiva

Transporte Moderno – Quais as principais tendências em tecnologias para prevenção de roubos e acidentes no setor?

Lucimar Oliveira – A telemetria é uma tecnologia imprescindível para prevenção de roubos e  acidentes, o que felizmente alavancou muito o setor nos últimos anos. Com a telemetria avançada é possível criar projetos completos e seguros para transportadores e embarcadores, bem como para diversos ativos móveis como caminhões, VUC e frotas leves. Para esses projetos, uma tecnologia fundamental é a vídeo telemetria; por meio de assistentes de direção com câmeras com inteligência artificial embarcadas, o gestor de frotas consegue acompanhar tudo o que acontece na operação, de forma muito mais dinâmica e rápida, já que a central de operação ou de monitoramento consegue identificar erros no padrão de condução, como também se o motorista está cansado, sonolento ou distraído.

Inclusive, sensores de fadiga, que utilizam a inteligência artificial para análises de imagem em tempo real, serão cada vez mais comuns, pois não servem apenas para monitorar o motorista, mas podem também atuar na prevenção de acidentes com alertas instantâneos. Os dados de vídeo telemetria são enviados para a nuvem, onde gestor consegue identificar os pontos fracos e fortes, realizar análises da condução dos profissionais, e dessa maneira é possível atuar de forma preventiva com treinamentos e melhorias nas operações, assim tendo ótimos resultados com desempenho e cada vez mais segurança.

Transporte Moderno – Quais as soluções e produtos da empresa mais procurados pelos clientes?

Lucimar Oliveira – As soluções de telemetria avançada são cada vez mais procuradas por integradores, ou seja, empresas que usam nossos equipamentos para integrar suas soluções em seus clientes frotistas e transportadores, e assim contribuir com o trabalho dos gestores de frotas. Entre as soluções, está a telemetria com drive coaching, que consegue alertar o condutor por áudios durante a operação e telemetria focada em otimização do consumo de combustível e redução das manutenções. Não podemos deixar de citar a telemetria por videomonitoramento que já deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade no transporte brasileiro.

Transporte Moderno – No que se refere ao roubo de cargas, como as quadrilhas têm agido? Quais as principais armadilhas para as empresas que transportam cargas?

Lucimar Oliveira – As quadrilhas de roubo de cargas têm modus operandi cada vez mais evoluídos tecnologicamente, utilizando equipamentos ilegais bloqueadores de sinais dos rastreadores e agindo em busca das vulnerabilidades das rotas em que conseguem atuar de forma inesperada. Por isso ressaltamos a importância de os transportadores evoluírem implantando mecanismos de segurança e telemetria embarcada, que consigam ser imunes a interferências externas e utilizam meios redundantes de comunicação. Bem como cercar a operação com rotinas que alertam para áreas de risco e que monitorem qualquer indício de desvios operacionais.

Transporte Moderno – Qual a importância da tecnologia para prevenção de acidentes?

Lucimar Oliveira – As soluções tecnológicas aplicadas no rastreamento e telemetria conseguem enviar dados do veículo e condução para plataformas na nuvem, bem como atuar de forma imediata e preditiva, alertando o motorista sobre possíveis desvios na condução e riscos no trânsito. Com as informações geradas, gestores conseguem entender a operação a fundo através de BI e relatórios, para assim mapear comportamentos inseguros e situações de risco na operação.

Uma parte muito importante para o sucesso com os projetos, é sempre buscar o envolvimento de todos da empresa com os mesmos objetivos de agregar a tecnologia como um aliado na prevenção de acidentes e melhoria operacional. O diálogo constante entre os instrutores dentro das transportadoras e os motoristas é muito importante para que a tecnologia seja bem absorvida, fazendo com que os condutores estejam engajados a aprender ‘novas formas de dirigir’ e evoluam junto com as constantes modernizações dos veículos e operações. Este ecossistema bem ajustado, faz com que toda a organização consiga evoluir junto com toda a equipe, em uma direção eficiente e flexível para implantar novas tecnologias.

Veja também

Por