Nadir Moreno, country managing director da UPS Brasil: “O empoderamento feminino é um valor central na UPS. No ano passado, expandimos nosso programa de mulheres exportadoras no Brasil e em outros 13 países da América Latina. Desde que o programa começou em 2018, treinamos cerca de 17 mil mulheres globalmente”

“A necessidade de agir rapidamente e reagir rapidamente requer o uso de ferramentas digitais, seja para agilizar processos internos, gerenciar produtos ou vender on-line, é algo que continuaremos a ver para este e para o próximo ano”, comenta a executiva

Transporte Moderno – Como tem sido o ano de 2022 para o setor de cargas expressas?

Nadir Moreno – A pandemia iniciada em 2020 gerou uma mudança no comportamento do mercado, causando um ambiente favorável aos serviços logísticos.  Para este ano, continuamos vendo que as novas tecnologias disponíveis estão impulsionando a logística on-line e permitindo o comércio mais inteligente e eficiente em toda a cadeia de suprimentos, maior visibilidade e transparência; permitindo que a movimentação de mercadorias seja otimizada e redirecionada quando necessário. Após uma venda on-line, a logística se torna uma parte indispensável de um negócio. Se há alguns anos os comerciantes mal conseguiam pensar nessa parte da operação como uma roda que faz seus negócios girarem, agora eles podem usar a logística como uma vantagem competitiva. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional Expresso de Cargas (Abraec), apontam uma estabilidade do volume de transporte de cargas expressas, na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado. Vemos que os negócios estão sendo resilientes e continuam buscando novas oportunidades para crescer, e estaremos prontos para ajudá-los.

Transporte Moderno – Houve crescimento no e-commerce?

Nadir Moreno – De acordo com pesquisa realizada pela UPS, Nathan Associates e ABComm, o mercado brasileiro de e-commerce cresceu 31% no primeiro semestre de 2021, e essa tendência se manteve em 2022 com crescimento de 13% no e-commerce no primeiro trimestre de 2022. Para as pequenas e médias empresas (PME) que atualmente vendem on-line, o e-commerce é uma área prioritária de crescimento para seus negócios. Na mesma pesquisa, as PME indicaram esmagadoramente que as vendas on-line no mercado interno são sua prioridade máxima.

Transporte Moderno – Qual a expectativa da UPS para os próximos meses? Deve haver crescimento de faturamento ou de volume de cargas em 2022?

Nadir Moreno – A pandemia mudou a forma como muitas empresas conduziam seus negócios e algumas delas tiveram que adaptar seus modelos operacionais para atender às novas demandas do mercado, e isso tinha que ser feito rapidamente. Isso fez a diferença entre sobreviver ou interromper o negócio. A necessidade de agir rapidamente e reagir rapidamente requer o uso de ferramentas digitais, seja para agilizar processos internos, gerenciar produtos ou vender on-line, é algo que continuaremos a ver para este e para o próximo ano. As empresas contam com o amplo portfólio e expertise da UPS para ajudá-las a navegar de forma econômica para enviar seus produtos mais rapidamente para lidar com uma nova realidade de negócios que surgiu com a pandemia. Sinais de recuperação econômica indicam que cada vez mais empresas se sentem seguras para enviar seus produtos e se tornar cada vez mais fortes no mercado internacional. A receita global da UPS tem crescido ano a ano e mostrou um aumentou de US$ 84,6 bilhões em 2020 para US$ 97,3 bilhões em 2021 e continuamos focados em garantir o melhor, mais seguro e confiável serviço aos nossos clientes.

Transporte Moderno – Houve novidades em termos de produto e serviços?

Nadir Moreno – Estabelecemos novas prioridades de negócios focadas em três pilares estratégicos: “O cliente em primeiro lugar. Liderado por pessoas. Impulsionadas pela Inovação”. Com elas, buscamos oferecer a melhor experiência digital impulsionada por nossa rede global de logística inteligente. Queremos simplificar e remover barreiras para que nossos clientes possam fazer negócios com UPS com mais facilidade. Destacamos também iniciativas de tecnologia e produtividade, com foco na criação de valor para nossos clientes e acionistas, e sem esquecer que também precisamos melhorar a experiência de nossos colaboradores. Nosso quadro “better, not bigger” nos permite manter níveis de serviço consistentemente altos com os melhores resultados. O empoderamento feminino é um valor central na UPS. No ano passado, expandimos nosso programa de Mulheres Exportadoras no Brasil e em outros 13 países da América Latina. Desde que o programa começou em 2018 e treinamos globalmente cerca de 17 mil mulheres pequenas e médias empreendedoras.  O programa que ajudou na formação de pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, agora vem em uma nova versão, chamada “Orgulhosamente Imparáveis”. O novo programa foi projetado para capacitar as PME, lideradas por homens e mulheres, e trará ainda mais benefícios para as empresas afetadas pela pandemia. O programa conta com uma série de webinars ao vivo que abordarão os mais diversos temas, incluindo: prospecção de oportunidades, regulamentações e restrições aduaneiras, marketing internacional, experiência do cliente, entre outros. Em relação a serviços, lançamos uma alternativa mais simples e rápida para gerar remessas através do nosso site. Nossos clientes agora podem criar envios através do ups.com sem a necessidade de criar um nome de usuário e senha ou atrelar o envio a uma conta UPS. Isso melhora a experiência digital dos nossos clientes, para que eles ganhem tempo e possam focar em seus próprios negócios. A UPS no Brasil fortaleceu os serviços de brokerage para clientes de Small Package e agora oferece uma experiência integrada de ponta a ponta. Nossos clientes se beneficiam através de uma melhor visibilidade de seus pacotes enquanto são liberados pela alfândega, serviço garantido desde a coleta até a entrega, desembaraço alfandegário mais rápido e taxas de brokerage competitivas. Estamos criando formas de simplificar processos para que nossos clientes se beneficiam da confiabilidade e segurança que só a UPS pode oferecer. Já na área da saúde, a UPS é transportadora líder no mercado com um vertical dedicado à healthcare. Através da UPS Healthcare, oferecemos um conjunto de serviços de cadeia de frio, as melhores capacidades da classe e instalações globais expandidas. Falando em sustentabilidade, não podemos deixar de mencionar que a UPS lançou recentemente nosso Relatório de Sustentabilidade Corporativa de 2021, que inclui nosso plano de ação ESG para atingir nossas metas em toda a empresa. Temos reportado orgulhosamente nossos esforços de sustentabilidade por 20 anos, cumprindo nosso compromisso e acompanhando nosso progresso para entregar o bem ao mundo. Com presença global e clientes em mais de 220 países e territórios, vimos como as mudanças climáticas, a qualidade do ar e outros desafios socioeconômicos se cruzam e estabelecemos um roteiro claro para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Nosso objetivo é alcançar uma redução de carbono de forma financeira e socialmente responsável. Nós somos uma empresa orientada para um propósito que oferece o que há de melhor no mundo. Temos o compromisso de promover o voluntariado, criar impacto social, promover a diversidade, equidade e inclusão e reduzir nosso impacto ambiental. Nosso pessoal nos torna grandes. Eles foram e continuam sendo o combustível que impulsiona nossa inovação, experiência, foco e serviço. Nossa história de sucesso única de 115 anos é escrita por funcionários talentosos que aparecem todos os dias para entregar o que é essencial. E isso é apenas o começo.

Transporte Moderno – Quais são os investimentos mais recentes e quais investimentos estão previstos para os próximos dois anos?

Nadir Moreno – O Brasil é considerado um dos mercados mais importantes da América Latina e continuaremos desenvolvendo soluções logísticas que facilitem o comércio para nossos clientes. Continuaremos apoiando empresas, especialmente pequenas e médias empresas, a se posicionarem em busca de novas oportunidades de crescimento, e continuaremos a adaptar nossa rede logística para viabilizar esse objetivo, para que nossa rede nos permita ser mais ágeis e flexíveis. Recentemente concluímos uma reestruturação do nosso hub doméstico, aumentando nossa capacidade operacional e de armazenamento. Assim, podemos absorver melhor a demanda durante a recepção, expedição e distribuição em nosso armazém. Além disso, adicionamos uma nova frequência de voo, direto e sem conexões, do nosso Hub Internacional em Viracopos para nosso Hub Internacional em Miami, no qual nos permitiu aumentar a capacidade de espaço na modalidade aérea de importação e exportação, atendendo à demanda e o crescimento dos negócios de nossos clientes.

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