Osni Roman, presidente do Grupo Coopercarga: “Em oportunidades como esta do Fórum Transporte Sustentável que compartilhamos nossos cases e podemos, além de inspirar outras empresas, abrir a mente para novas possibilidades e iniciativas”

O executivo destaca também que o fato do Fórum O Fórum Transporte Sustentável acontecer dentro da Fenatran é extremamente positivo “aliando o conhecimento das pessoas às novidades do setor”

Transporte Moderno – Como o Grupo Coopercarga encara as questões ligadas à sustentabilidade? É possível aliar sustentabilidade a ganhos econômicos?

Osni Roman – Nós encaramos como um valor em nosso DNA empresarial. Nos últimos anos, estudamos e trabalhamos no tema fortemente para implementar a sustentabilidade na prática. Um trabalho que exigiu muito de todos na Coopercarga, pois resulta em uma mudança de cultura. Nosso time é muito empenhado e preocupado com a causa, por isso o tema econômico, no que diz respeito à retorno, é um desafio de todos. Focar na redução de custos, perdas e desperdícios que no fim contribuam para que a equação feche é parte de nossos desafios e entregas diárias.

Transporte Moderno – Quais as principais ações da empresa neste campo?

Osni Roman – Hoje voltamos nossos esforços para a realização de ações que contemplem os três pilares do ESG. Vou destacar o ambiental neste momento, no qual temos um alto investimento em veículos elétricos, movidos a GNV e biometano, double decks, além de buscar com nossos clientes, oportunidades para neutralizar nossas rotas através de parcerias com a Green Farm e VGP, no quesito de compensação de gás carbônico. Também não posso deixar de citar nossa usina fotovoltaica, em Concórdia (SC), que efetua o abastecimento de toda a energia elétrica consumida por nossas unidades em Santa Catarina. E as ações voltadas ao pilar social e que impactam o ambiental também, como o projeto “Mulheres no Volante”, na operação com a O Boticário. Essas são apenas algumas das iniciativas que compõem nosso ESG e, que reforçam nosso compromisso na prática. Então, recomendo a leitura do nosso Relatório de ESG. Um material completo e explicativo, público, que pode ser encontrado no nosso site.

Transporte Moderno – Como o transporte rodoviário de cargas pode realmente contribuir para fomentar as ações em ESG no Brasil?

Osni Roman – Bem, o tema ainda é incipiente, na minha visão. Já vemos alguns movimentos de fornecedores, empresas parceiras e em eventos, mas ainda é pouco fomentado se comparado à atividade geral que o transporte rodoviário exerce.

Transporte Moderno – O senhor acredita que o setor está realmente engajado neste tema?

Osni Roman – Acho que o setor ainda é pouco engajado no tema. Tanto o Prêmio de Sustentabilidade, Setcesp e Transporte Moderno, quanto o Fórum Transporte Sustentável dentro da Fenatran são bons momentos para fomentar o tema. Estamos participando de momentos como este, apresentando nossas iniciativas, fazendo network e contribuindo de alguma forma para colocar o tema em pauta e sermos protagonistas neste assunto.

Transporte Moderno – Quais as perspectivas da companhia para este ano? O grupo deve crescer em todas as áreas que atua?

Osni Roman – Hoje posso dizer que estamos com o crescimento bem arrojado, em termos de metas traçadas estamos acima daquilo que foi traçado. É claro que pretendemos crescer ainda mais. Nossas perspectivas estão pautadas no nosso nível de serviço, no pronto atendimento, na nossa gestão, o foco no cliente que é um de nossos valores. O fato é que hoje, estamos crescendo muito nos clientes atuais. Uma resposta da qualidade de nossos serviços que vem gerando oportunidades de fortalecer as parcerias. Esse ano vamos crescer mais de 30% e para o ano que vem, esperamos o mesmo número, no mínimo.

Transporte Moderno – Como o senhor avalia a participação da empresa no 4º Fórum Transporte Sustentável? O senhor acredita que as experiências de companhias, como da própria Coopercarga, podem inspirar as empresas do setor a ter maior engajamento nas políticas ESG?

Osni Roman – Sim, com certeza. Em oportunidades como esta que compartilhamos nossos cases e podemos, além de inspirar, abrir a mente para novas possibilidades e iniciativas. O evento acontecer dentro da Fenatran é extremamente positivo, aliando o conhecimento das pessoas com as novidades do setor. Há anos visitamos o evento e sempre nos surpreendemos com o conteúdo exposto e as tendências que estão por vir.

SERVIÇO

Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística

Data: 9 de novembro de 2022

Local: São Paulo Expo – Fenatran

Mais informações: Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística

Veja também

Por