Henrique Uhl, gerente de estratégia de produto da Eaton: “A Eaton levará ao Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística toda sua aposta nas transmissões automatizadas, e mostraremos como elas são a solução ideal para o mercado de caminhões e ônibus”

O executivo participa da quarta edição do evento, que acontece no dia 9 de novembro, dentro da programação da arena de conteúdo da 23ª Fenatran

Transporte Moderno – Como a Eaton encara as questões ligadas à sustentabilidade? É possível aliar sustentabilidade aos ganhos econômicos?

Henrique Uhl – A Eaton possui o compromisso de atuar como um cidadão global de forma eficiente e responsável enquanto desenvolve produtos e serviços que faz com que os seus clientes e fornecedores também priorizem ações relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. O nosso objetivo enquanto uma multinacional é trabalhar no desenvolvimento de soluções que impactem vidas positivamente. Para isso temos a premissa de usar cada vez menos recursos naturais e realizar nossas atividades de forma mais eficiente, colocando em prática o nosso posicionamento global de fazer um gerenciamento inteligente de energia, fomentando projetos mais renováveis.

Transporte Moderno – Quais as principais ações da empresa neste campo? 

Henrique Uhl – Temos metas globais ousadas focadas no meio ambiente e na sustentabilidade, com a projeção de reduzir 50% das emissões de carbono até 2030. Entre os objetivos ainda está zerar a destinação de resíduos para aterros sanitários, garantir que todas as operações sejam carbono neutro e fazer com que 10% das fábricas não lancem efluentes industriais tratados em recursos hídricos, ou seja, assegurar o reuso da água, promovendo mais economia. No Brasil, nossas operações desenvolveram um programa de redução, reutilização e reciclagem de resíduos com o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar a melhoria dos processos de produção. Com isso, neste ano alcançamos o marco de aterro zero para todas as fábricas brasileiras, que somam cinco localidades no total. Globalmente, a Eaton está investindo três bilhões de dólares para atuar em frentes sustentáveis.

Transporte Moderno – Como a indústria automotiva pode realmente contribuir para fomentar as ações em ESG no Brasil?

Henrique Uhl – Para começar desenvolvendo soluções focadas em ganhos sustentáveis, que utilizem menos recursos naturais e sejam mais eficientes. A Eaton possui em seu portfólio soluções como as transmissões automatizadas, válvulas hollow (ocas), freio motor, CDA, válvulas para o sistema ORVR voltadas para o mercado de carros de passeio que são mais eficientes e reduzem a emissão de gases poluentes. Sobretudo, possuímos tópicos de prioridade nas frentes de ESG que envolvem o meio ambiente (clima e geração de gases poluentes, desperdícios de energia, água etc.); social (inclusão e diversidade, benefícios aos colaboradores); governança (éticas dos negócios, privacidade e informações seguras) e, por fim, produtos e soluções inovadores, que geram impactos positivos na vida e no meio ambiente.

Transporte Moderno – O senhor acredita que o setor está realmente engajado neste tema?

Henrique Uhl – Acredito que esteja acontecendo uma evolução no mercado como um todo e que, cada vez mais, há uma preocupação maior das empresas em atuarem de forma consciente e com os princípios em ESG. As discussões sobre o tema têm se tornado cada vez mais constantes e vemos ações sendo colocadas em práticas nesse sentido. A Eaton, por exemplo, além da recente conquista do marco de aterro zero em todas as operações brasileiras, na frente social, conta com cinco grupos de Inclusão & Diversidade, sendo eles o Pride (comunidade LGBTQIAP+), iConnect (inclusão racial), Wave (mulheres), Enable (PCD) e Engage (jovens). A proposta desses grupos é promover a educação e o engajamento para influenciar mudanças positivas dentro da empresa. 

Transporte Moderno – Quais as perspectivas da companhia para este ano? O grupo deve crescer em todas as áreas que atua? 

Henrique Uhl – A Eaton completa 65 anos de Brasil neste ano e tem caminhado com otimismo para 2023. Podemos dizer que serão investidos 30% a mais do que em 2021 nas nossas operações. Para o mercado de reposição, a expectativa é crescer dois dígitos para 2023.

Transporte Moderno – Qual a expectativa da Eaton em relação ao Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística? O senhor acredita que as experiências de companhias, como da própria Eaton, podem inspirar as empresas do setor a ter maior engajamento nas políticas ESG? 

Henrique Uhl – A Eaton levará ao Fórum Transporte Sustentável – Carga e Logística toda sua aposta nas transmissões automatizadas e mostraremos como elas são a solução ideal para o mercado de caminhões e ônibus, dos segmentos, leves, médios e semipesados.  Com um share relevante e em crescimento para os câmbios automatizados, as transmissões EAO-6106 e EAO-6206 da Eaton já estão presentes nos principais fabricantes de caminhões e ônibus de veículos comerciais leves da América do Sul (6 a 13 toneladas), enquanto a transmissão automatizada Ultrashift PlusMHD já está consolidada no segmento de médios e semipesados (14 a 35 toneladas). O nosso foco está mantido em veículos a combustão e mirando no movimento da hibridização e eletrificação para suportar toda a fase de transição energética da indústria.

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