ABB E-mobility e Scania realizam teste no desenvolvimento do sistema de carregamento de megawatts

O teste inicial, para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente, é um primeiro passo para o futuro sistema MCS da ABB E-mobility

A Scania instalou e testou um sistema piloto de carregamento de megawatts da ABB E-mobility, representando o próximo marco no desenvolvimento de uma solução de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados. A tecnologia permitirá metade do tempo de carregamento para veículos pesados.

Ambas as empresas estão comprometidas em possibilitar um futuro de transporte com emissão zero e assumir a liderança no desenvolvimento da tecnologia do futuro. Desenvolver uma solução para carregar rapidamente esses veículos elétricos comerciais, que também fornecerão uma autonomia significativa, é um passo importante para aumentar as vendas de veículos pesados ​​que podem ser conduzidos sem combustíveis fósseis.

O teste inicial, para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente, é um primeiro passo para o futuro sistema MCS da ABB E-mobility. Isso resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3.000 Amperes. Este é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility investiram e foram fundamentais para o desenvolvimento em colaboração com a CharIN (o padrão MCS é esperado para 2024).

A tecnologia MCS é crítica para os caminhões elétricos de longa distância da Scania, em que tanto o tempo de direção quanto o tempo de descanso são regulados por lei. O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 horas antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 minutos e, durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 horas. Devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial.

“Verificamos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para atingir esse objetivo, será necessária infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para que ela avance daqui para frente”, disse Fredrik Allard, responsável da E-mobility, Scania.

Como líder global em soluções de carregamento de VE, a ABB E-mobility está na vanguarda do fornecimento de infraestrutura de carregamento confiável e recursos de serviço robustos que as frotas exigem para fazer a transição com sucesso para o transporte elétrico.

“Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Scania neste piloto histórico, que estabelecerá um precedente para o setor e identificará uma das maneiras pelas quais abordamos colaborativamente as parcerias de carregamento OEM, verticalizando efetivamente a abrangente tecnologia para criar ótimas experiências para o usuário final”, disse Chris Nordh, chefe global de negócios de Frota e Trânsito da ABB E-mobility.

A partir deste ano, a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024. A ABB E-mobility apresentará a próxima iteração de sua tecnologia MCS no final de 2024 e início de 2025.

Veja também

Por