Fluxo de veículos pesados cresce 1,9% em maio

O aumento de fretes para escoamento da produção agropecuária tem contrabalanceado os efeitos negativos da menor demanda por bens de consumo industriais

O Índice ABCR referente a maio de 2023 avançou 1,3% no comparativo com abril, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) juntamente com a Tendências Consultoria. Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 0,8%, enquanto veículos pesados avançou 1,9%. Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 5,9%, determinado pela alta de 7,2% de leves e 2,4% de pesados. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 4,8%, fruto do aumento de 6,0% de veículos leves e 1,2% de pesados.

“Os dados de maio demonstraram crescimento do fluxo total nas praças pedagiadas da ABCR, baseada de forma diferenciada entre as aberturas por tipos de veículos, após relativa estabilidade em abril (0,2%), considerando a série livre de efeitos sazonais. O resultado de pesados registrou maior taxa de expansão no mês, embora o resultado represente uma recuperação parcial das perdas ocorridas em abril (-2,4%), indicando a alternância de resultados nos últimos meses. Do ponto de vista macroeconômico, a tendência de pesados segue captando a demanda de fretes para escoamento da produção agropecuária, o que tem contrabalanceado os efeitos negativos da menor demanda por bens de consumo industriais”, explicam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso.

No Rio de Janeiro, o fluxo total apresentou alta de 1,3% comparado a abril, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu do crescimento de 0,7% de veículos leves e 1,3% de pesados. Na comparação com abril de 2022, o índice total registrou aumento de 4,2%. O fluxo de leves cresceu 5,1% e o fluxo de pesados ligeiro crescimento de 0,2%, mantida a métrica de comparação interanual. Nos últimos doze meses, o índice total acumula crescimento de 2,2%, fruto da alta de 2,5% dos veículos leves e de 0,7% dos veículos pesados.

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 1,3% em maio, em termos dessazonalizados. O segmento de leves apresentou alta 1,1%, e pesados crescimento de 3,2%. Em relação ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 6,5%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 7,5%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 3,5%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 6,0%, fruto do aumento de 7,0% de leves e 2,5% de pesados.

Veja também

Por