Michelin Connected Fleet leva ao México tecnologia de gestão de frotas

O lançamento da ferramenta tecnológica no México reforça estratégia de expansão da marca Michelin Connected Fleet na América Latina

A Michelin Connected Fleet exporta para o México a Torre de Controle, ferramenta de gestão de frota integrada que já está disponível no Brasil, na Europa e na África do Sul. A novidade reforça a chegada da nova marca global no país, unificando sob um mesmo guarda-chuva todas as soluções para gestão de frotas dentro do Grupo Michelin e buscando transformar o potencial da frota de cada cliente.

A Torre de Controle é um sistema de gestão que integra, de forma efetiva, planejamento, gerenciamento e execução do transporte logístico de mercadorias do ponto de origem até o destino. Entre os principais benefícios disponíveis na solução se destacam: gestão em tempo real, relatório de dados gerenciais, velocidade na informação para tomada de decisão imediata, rotina automatizada, otimização e disponibilidade da frota.

“A experiência brasileira com a Torre de Controle aponta que mais de 95% dos clientes que testaram por 30 dias contrataram a solução. Identificamos no México um mercado com grande potencial para a gestão de frotas de grandes cargas operadas a longa distância. A expansão do serviço vai levar ao México mais segurança, maior controle de custos e prevenção de acidentes”, explica João Guilherme Freitas Franco, diretor de marketing e televendas da Michelin Connected Fleet.

A captura de dados em tempo real permite uma visão integrada do processo com informações sobre todo o fluxo de entrega. Esses elementos são transformados em análises sobre o desempenho da operação, utilização de recursos e situações de risco. Com a facilidade de acesso a dados centralizados e visualização intuitiva por meio de dashboards e relatórios é possível automatizar os processos internos, trazendo mais agilidade na operação e correção rápida de eventuais problemas.  

Recentemente, o módulo logístico da Torre de Controle passou por uma atualização no Brasil que permite a extração de relatórios com a taxa de produtividade diária de cada veículo, contendo detalhes das situações ocorridas de forma mais eficiente.

“Planejar, gerenciar e acompanhar as atividades desde a definição das rotas até o rastreamento das entregas permite controlar a operação de forma integrada, melhorando a qualidade e a produtividade do processo logístico. Quando falamos em gestão envolvemos recursos humanos e materiais. A Torre de Controle elimina rotinas manuais e retrabalho, além de reduzir riscos, focando na prevenção”, afirma Franco.

Como os resultados podem ser potencializados:

  • Redução de até 50% na ociosidade em geral;
  • Redução de até 50% de quilômetro rodado vazio, melhorando o frete de retorno;
  • Redução de até 25% na quantidade de veículos usados na operação;
  • 20% de aumento no aproveitamento de ativos e recursos;
  • 15% de redução de custos;
  • 15% de melhoria nos níveis de serviço e produtividade.

Veja também

Por