Boanerges Neto, COO da Michelin Connected Fleet by Sascar: “A realidade do transporte de carga no Brasil é atípica e extremamente dinâmica”

“Quando olhamos para tendências, vemos que a inteligência artificial evolui rapidamente. Esse tipo de tecnologia, aplicada à gestão de frotas, futuramente deve trazer insights preditivos com recomendações para contornar situações com risco potencial”, comenta o executivo

Transporte ModernoQuais as principais tendências em monitoramento e telemetria para prevenção de acidentes?

Boanerges Neto – Uma das frentes mais importantes para prevenir acidentes é o monitoramento do comportamento do motorista. Focada na prevenção de acidentes, as smart cameras da Michelin Connected Fleet são uma ferramenta avançada com inteligência embarcada. Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, sinais de sonolência e desatenção do motorista como: bocejos, olhos fechados, uso do celular, cigarro e olhares frequentes para os lados e para baixo. Além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks, treinamentos personalizados aos motoristas e planos de ação para mitigar os riscos da operação. Quando olhamos para tendências, vemos que a inteligência artificial evolui rapidamente. Esse tipo de tecnologia, aplicada à gestão de frotas, futuramente deve trazer insights preditivos com recomendações para contornar situações com risco potencial. 

Transporte ModernoE para a prevenção de roubos de cargas e de caminhões?

Boanerges Neto – A realidade do transporte de carga no Brasil é atípica e extremamente dinâmica. Quando entramos na questão da segurança, a tecnologia é fundamental e necessita de constantes inovações sendo considerada uma grande aliada, mas a eficácia só é alcançada devido à agilidade e à pronta resposta. A Michelin Connected Fleet conta com mais de 12 mil bases espalhadas pelo Brasil para o apoio das ocorrências.  Com mais de 300 mil soluções conectadas, somos líderes na América Latina e monitoramos mais de 215 mil cargas por ano. Essa dimensão exige uma estrutura robusta para entregarmos com excelência aquilo que nos propomos. Com isso, conseguimos alcançar o melhor índice de recuperação de carga do mercado nacional, em torno de 90%. Usamos tecnologias que possibilitam mais precisão na localização da carga e sinal com maior alcance. Além do controle de localização de qualquer tipo de carga, o portfólio de segurança é complementado por soluções de localização e bloqueio do veículo, com alertas que permitem ações rápidas e aumentam a eficiência no processo de recuperação.

Transporte ModernoO videomonitoramento é o que existe de mais moderno para gestão da frota? Ou há outras alternativas mais eficientes?

Boanerges Neto – A conectividade por meio da telemetria é o ponto de partida para uma gestão de frotas eficiente. A evolução das soluções criadas a partir dos dados capturados visa sempre enriquecer o processo de tomada de decisão e melhoria contínua. A vídeotelemetria se desenvolve rapidamente por ser uma forma de coletar evidências que auxiliam na definição de planos de ação mais assertivos, além da possibilidade de antecipar situações de risco potencial. Por este motivo, podemos dizer que ela trabalha 24 horas por dia e pode ser considerada uma extensão do gestor de frotas. Um exemplo de como os dados podem gerar insights que mudam a realidade da operação, são os Smart Reports, que trazem mais dinamismo para as informações permitindo o acompanhamento do desempenho da operação com indicadores que demonstram oportunidade de melhoria no comportamento do motorista e definição de planos de ação que refletem, por exemplo, em um menor desgaste de componentes e emissão de CO², indicador também disponível no dashboard da plataforma. A melhoria de qualidade na condução reduz o consumo de combustível e, consequentemente, melhora indicadores ambientais. Informações do Smart Reports apontam a diminuição de infrações e acidentes e uma redução na emissão de CO2 de mais de 8%.

Transporte Moderno – Quais os principais produtos da empresa?

Boanerges Neto – A Michelin Connected Fleet oferece o portfólio de soluções mais completo do mercado, num conceito one stop shop. Uma vantagem competitiva da MICHELIN Connected Fleet no mercado é o monitoramento de toda a cadeia de valor, atuando desde a produção até a chegada ao consumidor final. Nossa atuação é baseada, acima de tudo, no entendimento das necessidades dos clientes, seja para prevenir acidentes, reduzir custos, trazer mais segurança para operação, aumentar produtividade ou garantir a qualidade no transporte da carga. Entre os nossos principais entregáveis temos os Smart Reports 2.0, ferramenta de apoio para monitoramento da emissão de CO² e outros índices de sustentabilidade; Smart Cameras, ferramenta de gestão do comportamento do motorista para prevenir acidentes; ecossistema de Inteligência de Recuperação para segurança de cargas e veículos; Torre de Controle, um simulador para controle de jornada, gestão logística e aumento da produtividade; e Carreta Conectada Avançada para monitoramento da temperatura e pressão dos pneus, melhoria de performance e consequente redução de custos.

Transporte Moderno – Quais as perspectivas de mercado para os próximos meses?

Boanerges Neto – A tecnologia no mercado de transportes vem ganhando espaço, pois possibilita tornar a mobilidade mais sustentável, em razão disso temos a possibilidade de preservar vidas e desenvolver a produtividade de forma responsável. Desde 2014, fazemos parte do Grupo Michelin, que busca constantemente ampliar seus negócios em serviços e soluções. A história e expertise que a Sascar teve durante os anos de atuação no Brasil, atravessou o continente e faz parte da expansão da marca global Michelin Connected Fleet.  Sempre mantendo o foco no cliente, o Grupo Michelin investe cada dia mais em soluções focadas nas práticas de sustentabilidade que envolvem os famosos 3 P: pessoas, planeta e performance – que são os três pilares que movem a nossa empresa. Nosso conhecimento ocupa novos territórios e também traz insights relevantes de outras regiões, como Europa e Estados Unidos. Essa inteligência coletiva tem se tornado um grande diferencial na nossa atuação, respeitando as particularidades dos mercados. Acreditamos que o futuro seja utilizar a inteligência artificial a nosso favor, coletando dados e gerando insights para que possamos auxiliar as empresas no seu desenvolvimento focadas nas questões ESG que garantem a mobilidade mais sustentável, se tornando mais segura e acessível e protegendo o planeta.

Veja também

Por