Ana Paula Emmerich, gerente sênior de desenvolvimento e administração de vendas DHL Express : “O e-commerce é uma tendência de longo prazo e um importante pilar da nossa Estratégia 2025”

“Para o e-commerce doméstico e cross border, a expectativa de crescimento em torno de 50% a mais em comparação ao ano passado, incluindo o período da Black Friday”, afirma a executiva

Por Márcia Pinna Raspanti

Transporte Moderno – Como está o fluxo de cargas expressas em 2023?

Ana Paula Emmerich – A DHL Express continua com o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional, comparando com o mesmo período do ano passado, estamos crescendo em 23% em remessas.

Transporte Moderno – O crescimento no e-commerce deve continuar?

Ana Paula Emmerich – O e-commerce é uma tendência de longo prazo e um importante pilar da nossa Estratégia 2025. No longo prazo, esperamos que o varejo on-line cresça mais rápido que a economia global. Isso não mudará, mesmo que os consumidores estejam mais cautelosos atualmente devido ao avanço da inflação. Há também muito potencial no setor B2B, no qual se observa um número cada vez maior de lojas on-line para empresários. A DHL Express possui um programa especial para ajudar as pequenas e médias empresas a venderem seus produtos para qualquer lugar do mundo. Além de termos uma força de vendas capacitadas em treinamentos específicos ao cross border, temos soluções, parcerias e integrações que possibilitam o varejista a crescer seus negócios internacionalmente.

Referente às remessas de e-commerce, a DHL cresceu 12% de 2022 comparado com 2021, ano que já se normaliza após pandemia. Por meio de pesquisas e tendências de mercado global, o e-commerce continua crescendo nos próximos cinco anos devido à facilidade e experiência da compra on-line. O Brasil ainda tem pequena participação deste nicho, principalmente internacional, e há oportunidades de crescimento. Muitas empresas já aprimoraram seus processos desde a loja virtual até seus processos logísticos devido a essa mudança de comportamento de compra do consumidor. No Brasil, é possível acompanhar a adaptação de lojas físicas com as suas vendas on-line, assim criando e oferecendo mais opções de multicanalidade.

Transporte Moderno – Qual a expectativa da empresa para os próximos meses?

Ana Paula Emmerich – Para o e-commerce doméstico e cross border, a expectativa de crescimento em torno de 50% a mais em comparação ao ano passado, incluindo o período da Black Friday.

Transporte Moderno – Há novidades em termos de produtos e serviços?

Ana Paula Emmerich – A DHL oferece diversas opções customizadas, principalmente para a experiência do cliente final. Em termos de multicanalidade, disponibilizamos os lockers nas principais capitais do Brasil, assim como retirar suas remessas em uma de nossas lojas e a customização na entrega final, através do DHL ODD, o cliente pode escolher qual melhor opção de entrega, assim como alterar endereço e/ou entrega em até 15 dias, devido à ausência do consumidor. Oferecemos a logística reversa para o e-commerce doméstico e cross border, permitindo uma venda segura aos compradores internacionais. Sem contar com as nossas plataformas de integração com soluções rápidas aos diferentes perfis e necessidades dos clientes.

Transporte Moderno – Quais os investimentos mais recentes e quais os investimentos previstos para os próximos dois anos?

Ana Paula Emmerich – Fizemos um investimento de R$15,58 milhões tornando a DHL a única empresa que faz o serviço de armazenamento de cargas aéreas em seu terminal de carga alfandegado. Com 114 câmeras de segurança, funcionamento das sete da manhã às duas da madrugada e com espaço para 130 pallets, já nos permite ver melhorias em tempo de processamento, nos primeiros meses de operação é possível ver a redução de quatro dias para 1,3 dias. Com o aporte de R$130 milhões, em julho, recebemos o nosso avião DHL Express com capacidade de atender 600 toneladas semanalmente, seis vezes na semana no aeroporto de Viracopos. Em 2023, a nova operação em Viracopos terá um investimento de R$ 27 milhões, permitirá reduzir mais transit time nas cargas aéreas de exportação

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