Marcelo Rodrigues, CEO da GNLink: “Atualmente o biometano já é utilizado para abastecimento de indústrias, veículos leves e pesados, e a nossa proposta é capilarizar e universalizar esse fornecimento aos consumidores”

A GNLink, distribuidora de gás natural pertencente ao Grupo Lorinvest, e o Grupo Migratio anunciaram recentemente um acordo de cooperação comercial para viabilizar projetos de produção de biometano até 2025

Por Sonia Moraes

Transporte Moderno – Qual será a atuação da GNLink na parceria fechada com o Grupo Migratio para a viabilizar a produção de biometano?

Marcelo Rodrigues A atuação de cada empresa é complementar, de um lado o GNLink atua na liquefação e logística do transporte do biometano até o cliente final e a Migratio na prospecção desses supridores de biometano e dos clientes.

Transporte Moderno – Qual a proposta da empresa ao fechar essa parceria?

Marcelo Rodrigues Atualmente o biometano já é utilizado para abastecimento de indústrias, veículos leves e pesados, e a nossa proposta é capilarizar e universalizar esse fornecimento aos consumidores, preferencialmente pelo modal a granel liquefeito.

Transporte Moderno – As empresas vão explorar o potencial dos resíduos orgânicos provenientes da agropecuária e aterros sanitários para converter em biometano?

Marcelo Rodrigues Correto, a gestão de resíduos é um dos pilares mais importantes no conceito de sustentabilidade, bem como a gestão dos recursos naturais, onde a Migratio e a GNLink estão inseridas nessa cadeia.

Transporte Moderno – Como será possível viabilizar a produção do biometano?

Marcelo Rodrigues A tecnologia de produção de biometano vem sendo aperfeiçoada nos últimos anos, com o objetivo de aumentar sua produtividade, e o nosso interesse não é na produção do biogás, mas sim na sua purificação tornando-o em biometano e na distribuição aos clientes finais.

Transporte Moderno – Qual é o modelo de negócios que ofereça soluções mais eficientes e sustentáveis?

Marcelo Rodrigues Entendemos que a produção e liquefação do biometano deverá estar num raio em torno de 500 km dos clientes finais, pois acreditamos que com o modal a granel liquefeito iremos monetizar esta molécula com escala e atingindo mercado mais distantes da fonte.

Transporte Moderno – Nesta parceria as empresas também pretendem ajudar na criação de infraestrutura para o abastecimento de biometano?

Marcelo Rodrigues Essa é uma opção para aqueles clientes que não pretendem investir na infraestrutura de recebimento do biometano e faz parte do nosso modelo de negócios.

Transporte Moderno – Qual seria a solução para os desafios operacionais complexos, além do alto custo de outros combustíveis para o transporte de longa distância devido à falta de infraestrutura de dutos de gás no interior do país?

Marcelo Rodrigues Parte dessa solução seria a criação de corredores verdes eficientes e com disponibilidade adequada de molécula para determinados locais, temos investido muito tempo no desenvolvimento de tecnologias eficientes de abastecimento rápido de veículos pesados, em que o biometano seria disponibilizado em rotas pré-determinadas pelos clientes ou pelo próprio mercado.

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