Valdir Fontanella, diretor da Fontanella Transportes: “Nós estamos vendo o futuro com uma expectativa muito forte, principalmente em termos de crescimento aliado à sustentabilidade”

Fundada em 1991 e com sede em Lauro Müller (SC), a Fontanella Transportes conta com 20 filiais em mais de dez estados brasileiros e uma frota que se aproxima de 900 caminhões próprios. A empresa investiu recentemente R$ 270 milhões em 200 caminhões novos, sendo seis deles a gás

Por Márcia Pinna Raspanti

Transporte Moderno – Quais são os principais tipos de carga transportados pela empresa?

Valdir Fontanella – No início, a Fontanella Transportes transportava basicamente piso. Com o crescimento e o implemento de novas unidades, ampliamos o leque de cargas e passamos a transportar também o aço e o ferro em uma quantidade significativa. Hoje, transportamos aço e ferro, cerâmica, papel e produtos de diversos outros segmentos.

Transporte Moderno – Quais as expectativas para o ano? A Fontanella deve continuar a crescer?

Valdir Fontanella – Nós estamos vendo o futuro com uma expectativa muito forte, principalmente em termos de crescimento aliado à sustentabilidade. Sabemos o transporte é um sistema muito agressivo em termos de emissão de CO², em função do óleo diesel. Por isso, buscamos novas tecnologias em caminhões, como os caminhões a gás e elétricos, para que nós façamos a nossa parte reduzindo a emissão de CO² e, por consequência, contribuindo para melhores condições às pessoas no futuro.

Recente, a empresa fez um investimento de R$ 270 milhões para a aquisição de 200 caminhões com redução da emissão de CO² e, por consequência, que geram menos impacto no meio ambiente. Ao todo, a empresa adquiriu 120 caminhões Scania R460 A6x2, mais 50 do tipo Volvo FH540 A6x4 e outros 20 Volvo FH460 A6x2, além de seis Scania R410 A6x2 a gás e quatro Scania R560 A6x4. Destes 200 novos veículos, 194 são de modelos que reduzem em até 50% o CO² liberado no ar e os outros seis, por serem a gás, diminuem em até 90% essa emissão.

Transporte Moderno – Quais as maiores dificuldades para o setor de transporte rodoviário de carga?

Valdir Fontanella – Entre as dificuldades que enfrentamos, uma das principais é a legislação brasileira. Hoje, nós estamos adaptados a um mercado, há uma legislação, e amanhã, nós acordamos com outra legislação. Além disso, a situação das rodovias no Brasil também é uma dificuldade, uma vez que o sistema rodoviário poderia ser mais bem estruturado do que é atualmente. A estrutura viária atual, em péssimas condições de tráfego, aumenta as avarias nas cargas transportadas e nos próprios caminhões. O enfraquecimento da economia também gerou menos consumo, fracionando os processos de cargas. E o alto custo dos pedágios afeta diretamente os fretes, fazendo os clientes procurarem outras opções de fornecimento.

Transporte Moderno – A aprovação da lei 14.599 afetou a empresa?

Valdir Fontanella – No portal da oficina da nossa empresa, todos os nossos motoristas já fazem o exame toxicológico rotineiramente, para que tenhamos uma segurança a mais, sem pessoas com efeito de álcool ou de drogas no trabalho. Então nossos motoristas, a cada três ou quatro meses, passam por esse exame. Para nós é uma questão muito importante, pois nos dá a sensação de dever comprido para com nós mesmos e até mesmo para com as famílias dos nossos motoristas.

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