ZF passa a produzir no Brasil a eletrônica do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC)

A decisão de produzir o equipamento de controle eletrônico na fábrica de Limeira (SP) é para se antecipar às necessidades dos clientes na América do Sul e atender a legislação do Brasil, que entrará em vigor em 2024

A ZF ampliou sua oferta de tecnologias de segurança na região América do Sul com a produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) em sua fábrica de Limeira, no interior de São Paulo. Até então esses componentes eram importados da matriz, na Alemanha. Com a decisão, a ZF será a única empresa de tecnologia do setor automotivo brasileiro a ter produção local da ECU. O sistema já é obrigatório na Europa e, a partir de 2024, também será no Brasil.

“A ZF localizou a fabricação da unidade de controle eletrônico desse sistema e integrou à montagem final em sua unidade industrial de Limeira, antecipando-se às necessidades de seus clientes na região e ao atendimento da legislação que entrará em vigor em 2024”, comenta Renato Orlando, diretor de operações de freios da ZF América do Sul.

O ESC amplia as funcionalidades do ABS (Sistema de Frenagem AntiBloqueio), e habilita a integração com a tecnologia do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), pacote tecnológico que oferece, além de maior segurança, também melhor dirigibilidade e conforto aos motoristas.  

A ZF estima que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil serão equipados com tecnologias ADAS. “Como globalmente a ZF já tem produção própria de todos os dispositivos que compõem os sistemas avançados de assistência ao motorista, tais como, AEB (Frenagem Automática de Emergência), ACC (Piloto Automático Adaptativo) e LKA (Assistente Eletrônico de Permanência em Faixa), está preparada para dar respostas rápidas às demandas por esses sistemas e, igualmente, produzi-los localmente”, afirma Plínio Casante, gerente sênior de engenharia da divisão de eletrônicos da ZF América do Sul.  

ESC – Segurança Inteligente produzida no Brasil

O ESC é a evolução do ABS e, por meio de diversos sensores instalados em todas as rodas, impede que se perca o controle do veículo, especialmente em manobras extremas. Ao perceber situações que possam comprometer a estabilidade, em milésimos de segundos o sistema entra em ação controlando e dosando as potências de frenagens nos dois eixos (dianteiro e traseiro) e também individualmente em cada roda, até a completa estabilização do veículo na pista. Durante todo esse processo, o ESC assume 100% do controle dos freios e do acelerador, evitando, assim, possíveis falhas humanas.  

Depois do cinto de segurança, o ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade) é considerado por especialistas automotivos um dos dispositivos mais importantes na segurança dos veículos. A engenharia da ZF entende o ESC como uma grande evolução do ABS, uma vez que o sistema percebe, por meio de sensores e inteligência embarcada, qualquer tipo de mudança na trajetória imposta pelo volante, movimentos de pedal ou pelas condições de terreno e passa instantaneamente a atuar assegurando máxima estabilidade.

Além de agir autonomamente nos freios, o ESC também é capaz de reduzir a velocidade do veículo, mesmo que o condutor continue acelerando, graças à eletrônica embarcada que permite que os sistemas de frenagem e aceleração se comuniquem de maneira instantânea e harmoniosa, buscando sempre a condução mais eficiente e segura, especialmente em situações de alto risco, como manobras bruscas e inesperadas, mesmo em pistas escorregadias. 

Estudo realizado pelo Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos (IIHS) entre 2004 e 2006 demonstrou que o ESC reduz acidentes fatais em 43%. Outro estudo, feito pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão federal que controla o setor de transportes estadunidense, mostra que o dispositivo já evitou 83% dos capotamentos de SUVs.

Desde de 2016, o Latin NCAP dá cinco estrelas para todos os modelos de automóveis esquipados com esse sistema. De acordo com levantamentos feitos pela ZF, em 90% dos veículos zero km produzidos atualmente no Brasil já são equipados com esse sistema. No ano passado, esse índice era de 78%.

Como utiliza 16 sensores em cada roda, o ESC pode ser calibrado, opcionalmente, para oferecer também outras comodidades como, por exemplo, detectar a calibragem de cada pneu e verificar se há qualquer milimétrica diferença entre eles.

Atualmente, a ZF atende clientes globais e fornece equipamentos de segurança para praticamente todas as marcas automotivas. Esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança no trânsito e podem ajudar a reduzir o número de fatalidades, o que é uma agenda muito importante e com atenção crescente até mesmo no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

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