Movimentação de carga aérea e correio recua em 2023

No mercado doméstico, as 444,1 mil toneladas transportadas pelas empresas brasileiras em 2023 superaram em 3,2% o resultado do ano anterior; no internacional, houve queda de 6,2%

Sonia Moraes

A movimentação de carga e correio no mercado doméstico e internacional em 2023 pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras apresentou resultado negativo em relação a 2022, conforme mostram os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Incluindo os produtos transportados no mercado brasileiro e internacional pelas aéreas brasileiras e estrangeiras, o volume totalizou 1,24 milhão de toneladas em 2023 – 804,3 mil no mercado internacional e 444,1 mil no mercado brasileiro. Este volume foi 2,91% inferior aos 1,28 milhão registrados em 2022.

A retração ocorreu devido à movimentação menor de carga pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras no mercado internacional. Segundo a Anac, as 804,3 mil toneladas de produtos transportados no ano passado ficaram 6,2% abaixo das 857,7 mil toneladas registradas em 2022.

No mercado doméstico, as companhias aéreas nacionais registraram aumento de 3,2% na movimentação de carga em 2023, com 444,1 mil de toneladas, ante as 430,2 mil toneladas de produtos levados em 2022.

Mercado internacional

Das 804,3 mil toneladas de produtos transportados no mercado internacional pelas empresas aéreas brasileiras e estrangeiras em 2023, o maior volume foi da Latam Cargo, que levou em seus aviões mais de 150 mil toneladas de cargas considerando as suas filiais – TAM, ABSA, LAN Airlines, Latam Cargo Chile (LCO), Latam Airlines Peru (LPE) e Latam Airlines Paraguai (LAP). Somente a TAM transportou 80,08 mil toneladas de produtos, 15,7% a mais do que em 2022, e ABSA Aerolinhas Brasileiras 33,5 mil toneladas.

A companhia americana Atlas Air, que carregou em seus aviões 109,4 mil de toneladas de carga, 15,6% abaixo de 2022. A Transportes Aéreos Portugueses (TAP) transportou 51,4 mil toneladas de carga, aumento de 6,4%; a Qatar Airways Group levou 39,5 mil de toneladas, 6,4% acima do ano anterior; a Azul Cargo transportou 29,3 mil de toneladas de carga, 2% a mais, e a Gollog 512,57 toneladas, volume 70% superior a 2022, crescimento impulsionado pela parceria com o Mercado Livre.

Mercado doméstico-

No mercado doméstico, das 444,1 mil toneladas de mercadorias transportadas em 2023, número 3,2% superior aos 430,2 mil registradas em 2022, o maior volume foi da Azul Cargo, com 144,4 mil toneladas, 4% acima das 138,8 mil toneladas de carga que levou em 2022, segundo a Anac.

A Latam Cargo transportou 111.674.89 (111,6 mil toneladas) de carga – 83,7 mil da TAM e 27,9 mil da ABSA –, volume 13,85% abaixo das 129,6 mil de 2022. A Gollog levou em seus aviões 108,32 mil toneladas de carga, aumento de 58,7% sobre as 68,25 mil toneladas transportadas em 2022.

Tipos de Cargas transportadas-

Nos porões dos seus aviões ou nos cargueiros, as companhias aéreas transportam uma variedade de produtos. A Latam Cargo informa que os medicamentos, eletrônicos e têxteis são os itens mais transportados no Brasil em 2023. Na sequência, aparecem cargas com diferentes características e diversidade, como alimentos perecíveis congelados e frescos, peças, maquinários, documentos, bebidas, entre outros. Já em voos entre o Brasil e o exterior, eletrônicos, peças de reposição e motores lideram o ranking, seguidos de itens como medicamentos, peixes, frutas e ovos.

Na Gollog uma das áreas que se desenvolveu intensamente nos últimos anos foi o serviço Gollog animais, projeto que veio para reforçar o compromisso da empresa com a segurança, não só nos transportes de produtos, mas também de pets e animais silvestres. Ao longo de 2023, o serviço realizou 21 mil transportes de animais, sendo 550 de animais silvestres em voos nacionais. Tamanduás, flamingos, lêmures e até pinguins, são apenas algumas das espécies transportadas, por uma equipe dedicada em garantir a integridade dos animais durante todo trajeto.

A Azul Cargo ampliou a sua frota, investindo no cargueiro Classe F, aeronave E195 transformada em cargueiro, para entregar eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as necessidades do mercado. No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de nove mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas. A empresa também diversificou a oferta de serviços, com opções que se encaixam a diferentes perfis de clientes.   

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