Marcia Guerreiro, motorista da Gelog Locações: “O caminhão hoje está muito melhor. Tem tecnologia, segurança de freio e controle de estabilidade”

A profissional do volante revela que a tecnologia embarcada, o conforto e a segurança dos caminhões modernos favorecem o trabalho das mulheres nas estradas

Sonia Moraes

Transporte Moderno – Quando você começou a trabalhar como motorista de caminhão?

Marcia Guerreiro – Trabalho como motorista profissional há 27 anos. Com 18 anos já estava dirigindo caminhão, era um Mercedes-Benz 1113 com volante grande. Era um trabalho autônomo.

Transporte Moderno – Quando começou a trabalhar de motorista de caminhão para uma empresa?

Marcia Guerreiro – O meu primeiro registro foi em 2008 na Cenerini, que faz o transporte de combustível. Na Gelog Locações, empresa de Santos que faz o transporte de contêineres, estou há dois anos. A minha operação é o transporte de isotanque, no rodotrem. Do interior de São Paulo até Santos.

Transporte Moderno – Como você vê a evolução dos caminhões?

Marcia Guerreiro – O caminhão hoje está muito melhor. Tem tecnologia, segurança de freio e controle de estabilidade. Atualmente não estou dirigindo um caminhão Mercedes- Benz, mas pedi para a empresa um Estrela Delas. Esse caminhão é um sonho.

Transporte Moderno – O que você destaca como ponto positivo no caminhão de hoje?

Marcia Guerreiro – Tudo. A tecnologia embarcada, o conforto e a segurança. Eu preso muito por segurança, e destaco a importância do freio, o freio auxiliar, o freio de parada. Toda a tecnologia, que antigamente não tinha.

Transporte Moderno – Como você vê a transição para os caminhões elétricos?

Marcia Guerreiro – É muito bom e eu dirigiria um caminhão elétrico. Na Gelog tem um caminhão a gás, a gente achava que não iria ter dificuldade para abastecer, mas está evoluindo. Recentemente, eu vim de Cuiabá, Mato Grosso, e já têm até tomadas nos postos para carregar os caminhões.

Transporte Moderno – O que você leva para Cuiabá?

Marcia Guerreiro – Dentro de contêineres tem de tudo que vem da exportação. Eu trouxe de Santos para Cuiabá produto para a empresa que faz defensivo agrícola, pois o agro é muito forte e é o que faz girar o Brasil. Esse produto vem de navio e uma parte por trem, mas o caminhão é muito importante para finalizar a entrega deste produto.

Transporte Moderno – Qual o desafio que você enfrenta como motorista de caminhão?

Marcia Guerreiro – O preconceito. Enfrentei muito no começo porque eram poucas mulheres. Hoje tem mais admiração ao ver uma mulher dirigindo caminhão. E os equipamentos ajudam muito, a tecnologia embarcada nos caminhões ajuda porque a mulher é sexo frágil e a maioria não tem força física.

Transporte Moderno – Ainda tem preconceito com a mulher no volante de caminhão?

Marcia Guerreiro – É menos do que antes, mas ainda tem. Não vamos alcançar a maioria, que são os homens, quem sabe chegaremos lá.

Transporte Moderno – Como estão os pontos de parada?

Marcia Guerreiro – Os pontos de parada ainda precisam de mais segurança. Eu trabalho com caminhão de 26 metros e, às vezes, de 30 metros. Dá trabalho para estacionar porque tem pouco espaço para parar porque o veículo é muito grande. Hoje temos mais infraestrutura do que no passado, mas, de qualquer maneira, ainda é necessário investir na infraestrutura.

Transporte Moderno – Como está a segurança para o transporta de carga valiosa?

Marcia Guerreiro – Na maioria das vezes estou com escolta. Além disso, o veículo e a carga são rastreados e tem os lugares certos para parar. Há ainda o rotograma para orientar a estrada e o ponto de parada mais adequado.

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