Transporte via trilhos: nova norma da ANTT deverá reduzir custos

A proposta é que a regra ajude a diminuir os gastos por meio da regulamentação das operações acessórias

As ferrovias brasileiras ainda representam muito pouco no total de carga movimentada. Segundo estudo da Infra S.A, antiga empresa de Planejamento e Logística (EPL), o modal ferroviário tem apenas 15% do transporte. Enquanto isso, o rodoviário de cargas leva 65% de todos os produtos. Porém, a Resolução nº 6.031, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), implementada no início do ano poderá aumentar o uso desse transporte.

A proposta é que a norma ajude a reduzir custos por meio da regulamentação das operações acessórias. Ou seja, atividades complementares ao serviço de transporte ferroviário de cargas para as quais é permitida a cobrança de tarifas adicionais. Elas abrangem uma variedade de serviços. Esse é o caso de abastecimento, amarração, armazenagem, baldeação, carregamento e descarregamento, condução, estadia, inspeção, licenciamento, limpeza, manobra, manutenção, pesagem e transbordo.

Segundo a ANTT, estima-se que os custos relacionados às operações acessórias representem 35% do total do transporte ferroviário. Entre 2012 e 2019, a receita das operações acessórias cresceu aproximadamente 172%. Enquanto isso, o faturamento e os custos de transporte das concessionárias permaneceram estáveis.

Recuperação da margem de lucro

Conforme o advogado e especialista em direito da infraestrutura de transportes, Thiago Valiati, isso sugere uma possível recuperação da margem de lucro, por meio dos valores cobrados por operações acessórias.

Valiati destaca que o setor ferroviário tem experimentado um renascimento nos últimos anos. E é considerado uma prioridade para novos investimentos do governo federal. Sobretudo em malhas ferroviárias já concedidas.

Para promover transparência e facilitar as negociações, as empresas que oferecem esses serviços deverão publicar em seus websites uma lista de todas as operações acessórias oferecidas e seus custos.

LEIA MAIS

Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos
MRS investe mais de R$ 1 bilhão em material rodante no primeiro bimestre

Veja também

Por