O “VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital” acontece nos dias 18 e 19 de agosto

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o evento será realizado, em formato digital, nos dias 18 e 19 de agosto de 2021

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2021, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), do Brasil, e suas associadas promovem o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital, em formato totalmente online. O evento tem apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

De acordo com os organizadores, o encontro tem como objetivos divulgar e debater trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas concessionárias, na indústria ferroviária e no meio acadêmico. Além disso, visa à promoção de um intercâmbio de conhecimento entre as ferrovias de cargas brasileiras e os seus diversos ‘stakeholders’.

Adaptado para o modelo virtual em função das limitações impostas pela pandemia, o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital terá uma dinâmica bastante diferente das edições anteriores, mas manterá, com apoio de soluções tecnológicas que simularão o evento presencial, a plena interação entre os autores dos quase 160 trabalhos inscritos e todos os participantes. Esses trabalhos foram selecionados por um comitê técnico composto por representantes das próprias ferrovias.

PRIMEIRO DIA

O primeiro dia do encontro, quarta-feira, 18 de agosto, terá a abertura dos trabalhos, com manifestações de representantes da ANTF, de órgãos e empresas do governo brasileiro – Ministério da Infraestrutura, Diretoria Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A – e, também, do Transportation Technology Center, Inc. – TTCI, instalação de teste de equipamentos ferroviários e de treinamento localizada no estado norte-americano do Colorado.

O programa do dia prevê uma conferência a cargo de Walter Rosenberger , do Transportation Technology Center, sobre o tema Investigação analítica de incidentes de descarrilamento. Na sequência, acontecerá a sessão Espaço para patrocinadores e exposições dos diretores operacionais das Associadas ANTF e, mais adiante, as apresentações de trabalhos técnicos, com sessões pré-gravadas de 12 minutos cada uma.

SEGUNDO DIA

O segundo dia dos trabalhos, quinta-feira, 19 de agosto, será aberto às 14 horas com a sessão Espaço para o meio acadêmico, com dois temas: Modelos de simulação para o planejamento tático e estratégico em ferrovias de carga, a cargo da professora Marta Cruz, coordenadora do Curso de Engenharia da Produção, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), e Ensino e pesquisa para um setor ferroviário mais competitivo e inovador, sob responsabilidade do professor Yesid Asaff, coordenador do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em seguida, haverá a sessão Espaço para patrocinadores, com dois blocos; apresentações dos diretores operacionais das Associadas ANTF e apresentações de trabalhos técnicos, com sessões pré-gravadas de 12 minutos cada uma. Uma rápida sessão de encerramento está marcada para 18h55.

SESSÕES TÉCNICAS

Nos dois dias, na área de Exposição do ambiente virtual, os participantes poderão assistir aos trabalhos de todas as sessões técnicas sobre material rodante, meio ambiente, produtividade da operação, segurança da operação; sinalização, automação e tecnologia, e via permanente.

Para mais informações e inscrições gratuitas, clique aqui.

Por