Sistema integrado da VLI começa a movimentar a safra de soja

Os carregamentos iniciais ocorreram no final de janeiro e partiram do terminal integrador de Araguari (MG), de onde a carga segue pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção ao porto de Tubarão (ES)

O sistema integrado da VLI começou a movimentar as primeiras composições carregadas com a safra de soja 2023. Os carregamentos iniciais ocorreram no final de janeiro e partiram do terminal integrador de Araguari (MG), de onde a carga segue pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em direção ao porto de Tubarão, no Espírito Santo; ainda pela mesma ferrovia, foram registrados carregamentos pelo terminal integrador de Uberaba (MG), com destino ao terminal portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista.

O sistema norte da companhia também registrou movimentações, no fluxo que vai do terminal integrador de Palmeirante, no Tocantins, ao sistema portuário de São Luís. A Conab prevê para este ano mais uma safra recorde, com aumento de 22,2% em relação ao volume registrado em 2022, alcançando 152,7 milhões de toneladas.

 “O agronegócio é um dos principais pilares da economia nacional. É motivo de orgulho para a VLI atender diversos clientes deste segmento, instalados nas principais regiões produtoras do Brasil. A integração entre portos, ferrovias e terminais traz eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que a safra brasileira seja exportada para diferentes destinos do mundo”, afirma Bruno Pantoja, gerente comercial de grãos da VLI. 

A grande capilaridade do sistema multimodal gerido pela VLI permite que a soja captada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, seja destinada à exportação em três complexos portuários distintos: São Luís (MA), Vitória (ES) e Santos (SP). Para dar vazão a este fluxo, que tem início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores logísticos, sendo eles os corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Outros importantes ativos da companhia oferecem a integração e agilidade necessárias para a operação de escoamento. São eles: os terminais Integradores de Araguari, Pirapora e Uberaba, em Minas Gerais; os terminais de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além do terminal integrador de Porto Franco, no Maranhão, que entrou em operação no segundo semestre de 2022.

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